segunda-feira, 29 de junho de 2009

ATITUDES DIANTE DOS PROBLEMAS

Marcos 5, 21-24a;35-43

Introdução

Outro dia tive acesso a uma pesquisa que apontava os livros de auto-ajuda como sendo os mais vendidos atualmente. Por que este tipo de literatura é a mais vendida? Pensei comigo mesmo. Talvez a resposta desta pergunta seja que todos os seres humanos passam, sem sombra de dúvida, por problemas e dificuldades. E diante dos problemas sempre se questionam: O que devo fazer agora? Como devo proceder? Que atitudes devo tomar?

Com certeza você também passa por problemas e em algum momento colocou para você mesmo este tipo de questionamento. Destarte, Deus colocou no meu coração o desejo de conversar com você hoje sobre esta questão, ou seja, sobre as atitudes diante dos problemas.

E nesta passagem vemos um homem que tinha um gande problema. Apesar de ter a sua posição social bem elevada, pois era considerado um líder, “um dos principais” da sinagoga, diante de um grande problema que todos os que são pais podem imaginar, a sua condição social não tinha como resolver. Então, procurou uma pessoa, Jesus, prostrou-se diante dEle, uma maneira de homenagear antes de pedir um favor, e pediu ajuda.

Propondo-se a ajudá-lo Jesus vai com Jairo à sua casa. No cominho ainda operou um outro milagre, curou uma mulher que apresentava uma hemorragia havia doze anos. Por ser o nosso desejo apenas nos concentrar na narrativa que envolve diretamente Jairo e sua filha, foi que nós pulamos esta parte do texto.

Porque é através deste encontro de Jairo com Jesus que nós vamos refletir sobre como podemos enfrentar os problemas, as dificuldades, ou seja, as atitudes diante dos problemas.

Por conseguinte, ao olharmos para o texto, notamos uma atitude importantíssima diante dos problemas. E esta atitude é ...

1) Ouvir a voz certa vv.35-36

No texto base, notamos que existem duas vozes, a primeira vem da parte daqueles que trazem a noticia de que falecera a menina e podemos fazer duas analogias com esta voz:

Uma primeira analogia é uma situação que todos já passaram. É quando todos que estão ao nosso redor dizem: “não adianta mais...”, ou, “acabou”, “deixe para lá”, “você não vai conseguir”, acabe com “seus sonhos”, “você não tem jeito”, “você não presta”, e coisas do gênero. As vezes mais sutis outras não, mas o fato é que encontramos muitas pessoas que falam isso para nós. Inclusive na igreja temos este tipo de voz, pessoas que acham que tudo dará errado, que nada adiantará, que não tem mais jeito.

Uma outra analogia consiste quando nós falamos para nós mesmos que não podemos, não conseguiremos, não valemos nada, não temos solução, só resta a fuga e assim por diante. Talvez esta segunda seja pior que a primeira.

Porém, existe uma segunda voz, a de Jesus. Este ignora o que os outros dizem e dirige-se à Jairo e fala: “Não temas, crê somente”. Este “não temas” é uma expressão que aparece muito na Bíblia, especialmente nos momentos em que Deus fala com o seu povo.

Esta segunda voz, é uma voz que nos dá segurança. Precisamos de segurança durante nossa vida, termos um “colo” para ficarmos seguros. Também, leva-nos a tomar uma posição, na medida de que se ouvirmos esta voz, estaremos rompendo com a outra posição, ou seja, quando ouvimos a voz de Jesus falando para não temermos, estamos automaticamente rompendo com a voz que nos coloca numa posição derrotada. “Crê somente” é uma expressão profunda, pois quando Jesus diz isto está assumindo a situação, está falando assim: “descanse em mim”.

Assim, a atitude que devemos tomar diante das situações de nossa vida cotidiana é: ouvir a voz certa, é ouvi a voz de Jesus. É a de descansar em Deus, pois Ele mesmo, através de Jesus Cristo, disse a Jairo, “não temas”. E hoje diz para nós o mesmo, “não temas, crê somente”, para que possamos ouvir a voz certa.

Mas além de ouvir a voz certa, Jairo aprendeu com Jesus a ...

2) Olhar com a visão certa v.39

Jairo quando chega em casa com Jesus vê os que lá estavam olhando para a situação com profundo desânimo e desesperança.

E muitas vezes é assim conosco, olhamos para os fatos de nossas vidas e temos a mesma atitude daquelas pessoas, choramos e vivemos sem esperança. Está tudo acabado, quantas vezes agimos e pensamos desta maneira? E quantas vezes desistimos quando acontece algum fator complicador? Não perseveramos, não insistimos, perdemos antes mesmo de acabar.

Mas Jesus age de maneira diferente de todos, Ele olha a situação e vê com a visão certa, olha com a esperança de que aquilo não está terminado, ainda há uma solução. Jesus sabia que a última palavra era a dEle, estava centrado na Sua pessoa.

Todavia, isto é muito difícil para nós, pois mesmo sabendo versículos e versículos que dizem inúmeras verdades e promessas nós não olhamos com a visão certa. Não nos lembramos e não fazemos uso dos versículos que fazem diferença em nossas vidas, acabamos os esquecendo. Porém, todos sabemos o que diz Romanos 8,28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Muitos outros podíamos enumerar, porém este basta, pois nós podemos olhar com a visão certa, visão como a de Jesus, a menina não estava morta, mas viva. Nós podemos agir assim, esperar contra a esperança e crer, como diz Romanos 4,18 sobre Abraão: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

Isto nós afirmamos porque nós somos filhos do Senhor de todas as coisas, o Todo-Poderoso, o nosso Pai. Vamos então, diante das situações difíceis da vida, afirmar que a última palavra é de Jesus, que Ele pode todas as coisas. “Por que para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.“ Lucas 1,37

Logo, outra atitude diante dos problemas é olhar com a visão certa. Podemos não apenas descansar em Deus, mas também podemos ter esperança para vivermos a vida, seja qual for o problema, podemos ter sempre esperança em Jesus. Olhe para a sua vida com a visão certa !

Portanto, diante dos problemas devemos ter as atitudes de ouvir a voz certa e olhar com a visão certa, mas também ...

3) Sentir o toque da mão de Jesus vv.40-41

Jesus não apenas fala, ou mostra uma nova perspectiva, mas também chega perto, toca no problema de Jairo. Ele não se contenta em apenas ficar sabendo o que aconteceu, mostrar para Jairo a voz e a visão certas, Ele entra no quarto, Ele toca naquela que parecia não ter mais solução, porque estava morta.

Jesus não fica de longe, ele segura a sua mão, pega e transforma a situação. Precisamos diversas vezes de sentir alguém nos dando carinho, de um contato mesmo, algo pessoal, individual. Jesus é a pessoa que faz isso, não fica satisfeito em ficar sabendo o que aconteceu da sala, mas entra no quarto, ou seja, ele vai até você onde você estiver. Você não está mais sozinho neste problema, existe alguém com você. Ele adentra em sua vida e restaura o seu viver, onde havia tristeza, nasce a alegria, onde havia desânimo, nasce o ânimo, onde havia morte, nasce a vida.

Quando Jesus entra no problema, o problema desaparece, Ele assume a situação, toma conta. Podemos ver diversas vezes Jesus fazendo isto, como no caso das travessias marítimas feitas pelos discípulos. Havendo tempestades, ventos contrários e diversas complicações, Jesus entra no barco e a tempestade, os ventos, as complicações, cessam.

Notamos que a grande diferença é a presença de Jesus, sua ordem, seu toque, sua vontade. A diferença está na transformação e na restauração feita e realizada por Jesus. Nesta ação que vem ao nosso encontro, percebemos e sentimos o próprio amor de Deus para conosco.

Então, sentimos o toque da mão Jesus, percebemos a ação de Jesus em nossas vidas, nas mínimas coisas, na proteção cotidiana que Deus dispensa a nós, na saúde que temos, na alegria que nos invade.

No próprio sacrifício de Jesus na cruz em nosso lugar sentimos o toque da mão de Jesus, sentimos o amor de Deus vindo ao nosso encontro e entendemos que Deus age, que Deus está ao nosso lado.

Conclusão

Concluindo irmãos e irmãs, aprendemos, através da Palavra de Deus, quais são as atitudes diante dos problemas e dificuldades que assaltam as nossas vidas em muitos momentos.

E assim, ouvimos ecoar em nossos corações a voz de Jesus dizendo “não temas, crê somente”. Você ouvirá esta voz ou as outras vozes que falam do desânimo, da derrota? Ouça a voz certa, ou seja, a voz de Jesus, faça como Jairo, que podia ter desistido e ignorado as palavras de Jesus, mas creu e descansou.

Também não se deixe enganar com os fatos, olhe com a visão certa, que é a de Jesus. Onde o que realmente vale é o que Ele vê. Se aconteceu algum fato em sua vida ruim, creia e veja com os olhos da fé, creia no que diz a Bíblia. Não se desanime, fique firme olhando para frente, para a cruz.

E o mais poderoso de tudo isto, sinta a ação poderosa de Jesus na sua vida, perceba Sua ação, Seu consolo, e veja a transformação e restauração que Ele fará em sua vida. Jesus não somente fala e aponta para uma nova visão, mas vive suas dificuldades e problemas com você, sua restauração vem conforme a sua entrada em nossas vidas.

Apenas quando estamos com Jesus a nossa vida é realmente restaurada e transformada. E não se esqueça do que sempre digo a respeito dos problemas que enfrentamos em nossas vidas. Os problemas são oportunidades de vermos a manifestação do poder de Deus em nossas vidas!

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

©2007 '' Por Elke di Barros