quarta-feira, 3 de junho de 2009

DEUS RESTAURA A FAMÍLIA

Jó 1,1-5
Neste mês que dedicamos à família acabamos percebendo que muitas coisas estão influenciando a família de forma a transformar famílias em verdadeiros campos de batalha, uma verdadeira arena de guerra, briga, mágoa, ressentimentos e um cenário de decepção, desencanto e traição. Assim, desunião, tristeza e arrefecimento dos laços familiares, têm sido a marca e a forma de viver de muitas famílias.
Porém, questiono: Será isso o que Deus quer para a nossa vida? Será que não existe outra possibilidade? Creio que a situação vivida por muitas famílias hoje não seja o plano de Deus para nós. Creio que foi o próprio Deus quem criou a família e fez isto para o nosso bem e não para a existência de um local de briga, desconfiança e tristeza. Deus criou a família para que ela seja um ambiente de alegria, aconchego, confiança, tranqüilidade e paz!
Por isso, hoje gostaria de falar com você sobre algo maravilhoso que é o seguinte: DEUS RESTAUA A FAMÍLIA. O nosso Deus é aquele que pode transformar nossos lares, nossas famílias, em um verdadeiro ambiente de paz, alegria e amor! E para isto quero falar sobre esta família a qual lemos no texto Bíblico. O livro de Jó fala sobre sua história e, por conseguinte, sobre a história da sua família.
A narrativa nos mostra que Jó vivia com sua família tranquilamente, parecia uma família feliz. No entanto, Satanás vai diante de Deus e pede ao Senhor autorização para tocar na vida família de Jó. Já aí vemos algo importante, o diabo não tem poder ilimitado, não é todo-poderoso, pois ele teve que pedir autorização para tocar na vida de Jó. Logo irmãos e irmãs, não precisamos ficar com medo do diabo, pois ele só pode fazer alguma coisa com a autorização do Senhor. E o Senhor só autorizou porque tinha um propósito na vida de Jó e sua família, vejamos isso em Jó 42,1-5.
Contudo, o que gostaria de ressaltar é justamente o ataque sofrido pela família de Jó, que neste caso foi feito pelo diabo, mas que em nossas vidas pode acontecer por outras influências, como por exemplo, nossa infidelidade ao Senhor, nossas escolhas contrárias a Palavra de Deus, o mundo, o pecado, a infidelidade conjugal, a dureza de coração etc.
De qualquer forma, a família de Jó pode servir como grande exemplo para nós porque ela passou por problemas em cinco áreas fundamentais na vida de uma família.
Logo de início o livro mostra que a família de Jó sofreu na área financeira, vejamos Jó 1,13-17. Jó de um homem rico e cheio de posses tornou-se pobre de uma hora para a outra. Um grande problema e que muitas vezes atinge inúmeras família. Pode acontecer porque um dos cônjuges perde o emprego e a situação fica difícil, pois as contas não param, é preciso comprar comida, roupa etc.
Há também algo importante a ser dito a este respeito. As vezes o problema financeiro não é exatamente pela falta de dinheiro, mas sim pela disputa que há entre marido e esposa. Há casais que brigam porque um por ganhar mais dinheiro do que o outro se acha superior ou quer mandar mais. Ou ainda porque os pais não sabem dizer não aos filhos e acabam se endividando porque querem dar o melhor, contudo, apesar deste sentimento ser louvável, não é sábio e nem maduro por parte dos pais dar mais do que suas posses podem oferecer. Finanças é um problema que atinge muitas famílias hoje, este é um problema que você enfrenta na sua casa, na sua família?
Outra área que a família de Jó foi atacada foi a dos filhos, vejamos Jó 1,18-19. Jó recebe a notícia de que todos os seus filhos, e eram dez, haviam morrido depois de um grande acidente e assim, ele havia perdido seus filhos. É provável que você não tenha passada por este tipo de perda, porém, há várias formas de perder os filhos e estas formas são muito corriqueiras atualmente. Muitos perdem seus filhos para as drogas, outros perdem seus filhos porque eles se tornam excessivamente desobedientes, ainda há aquelas famílias nas quais os pais não falam mais com seus filhos e estes se sentem abandonados, traídos etc. Enfim, vemos inúmeras mães e pais chorando a perda de seus filhos atualmente. Como está seu relacionamento com seus filhos? Quanto tempo você tem investido em conversar, cuidar e ouvir seus filhos?
Ainda outra área foi atacada na família de Jó, a saúde. Vejamos Jó 2,7. Em alguns momentos nossa saúde fica debilitada e todos aqueles votos feitos dizendo que ficaríamos na saúde e na doença invalidados.
Ademais, outra área afeta na família de Jó, o próprio casamento. Vejamos Jó 2,9. A esposa de Jó vendo toda aquela situação desiste de tudo e toma a decisão mais fácil, vamos fugir, vamos terminar logo com isso. Na hora que Jó mais precisava de apoio, incentivo, companheirismo por parte de sua esposa, ele obteve justamente o contrário. E é assim que acontece muitas vezes na vida de muitas famílias. Vemos maridos e esposas que não se apóiam, não se animam, não se incentivam, e as vezes até fazem justamente o contrário. Uma vida em família é preciso haver apoio mútuo e não apenas entre o casal, mas também no que diz respeito aos filhos. Viver em família é compartilhar não apenas as vitórias e alegrias, mas também os fracassos e as derrotas. Você tem sido em sua família aquele que incentiva, que acredita, que anima os demais membros da família ou você é aquele que todos sabem que puxará para baixo?
Uma última área atingida na família de Jó foram os próprios amigos. Estes que se achegaram para perto de Jó, ficaram lá para o apoiarem, vejamos Jó 2,11-13. Contudo, estes amigos que inicialmente foram muito bons, chorando com Jó e ficando calados 7 dias, depois se tornaram verdadeiros acusadores. Afirmavam que Jó estava passando por tudo isso por culpa do próprio Jó, pois ele deveria ter cometido algum pecado. E assim, Jó teve toda a sua família destruída e até seus amigos tornaram-se acusadores.
Destarte, se pararmos aqui acharíamos que não tinha mais jeito para Jó e sua família. Não tinha mais nada a piorar ou a perder, mas também que não tinha mais jeito. E muitas vezes é justamente assim que muitas famílias estão vivendo, estão passando. Talvez, seja assim que você esteja vivendo em sua família ou então, uma destas importantes áreas seja a qual você precisa de uma verdadeira transformação. Talvez seja a área financeira, ou os filhos, ou a saúde, ou o casamento, ou ainda, os laços de amizade. E a situação pareça tão ruim e difícil que você ache não ter mais jeito.
Quero lhe dizer nesta noite que há jeito sim, pois, como já disse lá no início do sermão, DEUS RESTAURA A FAMÍLIA! E falo isso não da minha cabeça ou porque eu queira, mas porque a Palavra de Deus diz. Vejamos se foi assim que a família de Jó terminou? Abra em Jó 42,10-12. Veja o que o Senhor fez, Ele mudou a sorte de Jó, ou seja, transformou a vida da família de Jó, Deus restaurou a família de Jó!
E restaurou em todos os âmbitos. Veja o v.10 e 12, pois estes mostram a restauração da área financeira. Deus restaurou esta área na vida da família de Jó e creio que nesta noite Ele também restaure esta área na sua vida. Deus pode, Deus quer, Deus fará!
Os filhos perdidos de Jó também foram restaurados, vejamos o v.13. Deus deu a Jó 10 filhos, como ele tinha. Deus restaurou a família de Jó e Deus também pode restaurar a sua relação com o seu filho, pode livrá-lo das drogas, por restaurar laços de amor! Ademais, o casamento de Jó também foi restaurado, afinal, foi com a própria esposa que Jó teve mais 10 filhos e assim também pode acontecer com você hoje, pois o Senhor restaurará o seu casamento!
A saúde de Jó também foi restaurada veja o vv.16-17. Jó não morreu por doenças, mas de velhice mesmo, depois de estar farto de dias, ou seja, depois de ter vivido mais 140 anos. Deus restaurará também sua saúde nesta noite, pois Ele é o médico dos médicos.
E por fim, Deus restaurou até os amigos de Jó, veja os vv.7-9. Perceba que até os amigos de Jó foram alcançados pelas bênçãos, foram também restaurados.
Enfim, irmãos e irmãs, Deus restaurou a família de Jó e creio que seja qual for a área ou áreas que necessitem de transformação, de restauração na sua casa, na sua família, Deus também restaurará. Hoje é o dia que Deus mudará a sua sorte, que Ele transformará a sua vida. Este é o nosso Deus que criou a família e que sabe a nossa necessidade em termos famílias felizes, saudáveis e alegres.
Rev. Marcio Tenponi Pacheco

1 comentários:

Jhenifer disse...

é realmnete eu concordo com tudo que li. preciso muito de uma bençao da parte de Deus na minha familia e sei que Deus vai restaurar como foi com Jó. obrigado as palavras me ajudaram muito

©2007 '' Por Elke di Barros