quarta-feira, 8 de julho de 2009

ESTAR EM CRISTO

Efésios 1,1-2

Introdução

A partir de hoje iniciaremos um tipo pregação que nos remete aos tempos idos da Reforma Protestante. Grandes pregadores do Evangelho serviram-se de uma forma de pregação chamada de Expositiva, que consiste numa pregação que faça a exposição sistemática da Palavra de Deus. Dito de outra forma, pregar todo um livro ou uma carta da Palavra de Deus de forma contínua, claro que não de uma só vez.

Será explanada a Epístola aos Efésios e iniciaremos com a primeira parte que é a saudação. Sendo uma epístola, ou seja, uma carta, o início do texto necessariamente precisa começar com uma saudação.

Já nesta saudação vemos o autor mencionar uma expressão que muito chama a atenção, “em Cristo”. Esta expressão é muito famosa e utilizada nas cartas neotestamentárias e nos remete a perspectiva de que a partir de Cristo há uma nova humanidade, pois antes havia a humanidade terrena, ou como vemos em 1 Coríntios 15,22: Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Vemos aqui a oposição das expressões, em Adão e em Cristo.

Contudo, é precípuo ressaltar, como fazem Shreiner e J., Dautzenberg, G. em “Forma e exigências do Novo Testamento”, que a expressão em Cristo “não se restringe a indicar a associação corporativa e jurídica do homem com Cristo, mas exprime uma real comunhão de vida com ele, a qual consiste na participação na vida ressuscitada do ‘Espírito vivificador’” p.91.

Destarte, em Cristo significa uma vida com Cristo e quando olhamos para o contexto maior de Efésios, em Cristo aponta para o fato de sermos membros do corpo de Cristo, ou seja, da Igreja de Cristo. E isto muito me chama a atenção porque nos dias hodiernos vemos uma verdadeira confusão sobre a identificação de quem é de Cristo, ou está em Cristo, daqueles que apenas são simpatizantes, freqüentadores, até assíduos, da igreja, ou daqueles que querem as bênçãos de Deus, mas não o Deus da bênção.

Por isso, a grande questão que o Senhor nos faz, sob várias formas, hoje é: Você está em Cristo? Você é de fato um membro do corpo de Cristo, ou seja, da Igreja? Você tem uma real comunhão de vida com Cristo e sua Igreja?

Para que você possa responder esta questão, ou questões, é necessário apreender como acontece e o que acontece quando estamos em Cristo. Assim, Deus quer falar conosco sobre ESTAR EM CRISTO!

1) Estar em Cristo pela vontade de Deus

Vejamos como o Apóstolo Paulo começa sua carta à igreja de Éfeso: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus. Vemos aqui a sua identificação. Paulo ressalta que ele é apóstolo de Cristo Jesus. Apóstolo quer dizer enviado e no Novo Testamento vemos pelo menos dois tipos de utilização do termo. Uma de cunho geral onde o termo é utilizado para apontar aqueles que eram enviados à proclamação do Evangelho, portanto, a igreja de Cristo é apostólica, no sentido de ser enviada à proclamação da boa-nova.

Outra utilização do termo é de cunho mais técnico e específico. Refere-se “aos doze”, aqueles que foram comissionados diretamente por Jesus Cristo e autorizados para tornarem-se os fomentadores da doutrina de Jesus e por isso colunas da igreja de Cristo. E é neste sentido que Paulo se apresenta como Apóstolo, pois ele, como vemos na sua conversão, foi comissionado diretamente por Jesus para pregar o Evangelho aos gentios.

Contudo, o que nos chama a atenção é o que Paulo diz logo em seguida: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus. Deixa assim claro que Paulo era apóstolo de Jesus por causa da vontade do próprio Deus, ou seja, foi o próprio Deus quem fez de Paulo apóstolo.

Assim, temos diante de nós um importante ensinamento, só é possível estar em Cristo pela vontade de Deus, ou, dito de outra forma, só é possível ser de Jesus, fazer parte da Igreja de Cristo, do corpo de Cristo, através da vontade do próprio Deus. É pela vontade de Deus que estamos em Cristo.

Portanto irmãos e irmãs, é Deus quem muda a sua vida, é Deus quem escolhe você, é Deus quem faz de você o filho dEle, é Deus que o ama e entregou Jesus para morrer em seu lugar, é Deus que faz você nascer de novo e o inclui no corpo de Cristo, na Igreja.

Logo, estar em Cristo se dá em nossas vidas a partir da ação poderosa de Deus em nós. Por isso, apenas freqüentarmos a igreja não faz de nós cristãos, cumprirmos esta ou aquela ação não faz de nós cristãos. É preciso ter tido um encontro transformador com Jesus e a partir dEle, vivemos para Ele e por Ele.

2) Estar em Cristo é ser santo

Depois do Apóstolo se apresentar vemos a segunda parte da saudação que é o endereçamento, ou seja, Paulo se dirige aos destinatários da carta. E aí ele afirma uma coisa importante, vejamos: aos santos que vivem em Éfeso. Aqui vemos algo muito interessante e instrutivo para nós que vivemos sob uma cultura equivocada no que diz respeito aos santos, pois no senso comum vemos que santos são aqueles reconhecidos pela Igreja Católica Apostólica Romana, que tenham feito milagres e vivido uma vida exemplar.

Contudo, o Apóstolo chama os membros daquela igreja de santos, todos eles. O que já nos mostra profunda oposição a nossa cultura popular. Por isso, precisamos entender o que está realmente em jogo aqui.

Santo significa separado por Deus e para Deus, logo, o que o Apóstolo está dizendo é que os membros da igreja de Éfeso haviam sido separados por Deus e para Deus.

Destarte, vemos dois aspectos importantes sobre a santidade, a saber: a) A santidade é um ato soberano e exclusivo de Deus, pois é Ele quem nos santifica, nos separa para Ele, nos faz seus filhos, nos faz membros do corpo de Cristo, como acabamos de ver. Porém, além deste aspecto, existe outro b) que diz respeito uma vida coadunada com a Palavra de Deus, com o viver os valores do Reino de Deus.

Vemos, por conseguinte, o segundo grande ensinamento sobre estar em Cristo que é: Estar em Cristo é ser santo. Santo nos dois aspectos, pela ação de Deus, mas também porque vivemos em conformidade com a Palavra de Deus. Temos amado a Deus de todo entendimento, toda a força, acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos?

Temos exercitado uma vida de oração e leitura da Bíblia? Temos tido compromisso com a Igreja e com Deus, desenvolvendo nosso ministério com excelência? Estas questões precisam ser respondidas por cada um de nós, pois como estamos aqui aprendendo de Deus, estar em Cristo é ser santo!

3) É ser fiel a Jesus Cristo

O Apóstolo continua a identificação dos destinatários da carta dizendo: os santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus. Então, vemos aqui outro aspecto daqueles membros da igreja de Éfeso, a fidelidade.

A palavra aqui traduzida como fieis, poderia também ser traduzida como crentes, pois é o radical que designa fé. Contudo, acredito que fiéis seja uma boa tradução desde que compreenda-se o que está em jogo nesta palavra. A idéia aqui expressa é o exercício da fé. Paulo então estava afirmando assim: “aos santos que vivem em Éfeso e aos que exercitam sua fé em Cristo”. Logo, vemos aí algo tremendo e poderíamos dizer que fidelidade é o exercício da fé!

Depois de entendermos isto, podemos atentar para o terceiro ensinamento sobre o nosso tema, estar em Cristo é ser fiel a Jesus. Ser fiel no sentido que acabei de explicar, ou seja, de exercitar a fé em Jesus.

É ser fiel nos dízimos, é ser fiel no cumprimento da Palavra do Senhor, aos compromissos assumidos na Casa do Senhor, numa vida de oração, numa vida de leitura e estudo da Bíblia, ao culto do Senhor etc...

Quando penso nestas coisas fico preocupado, pois se fidelidade é o exercício de nossa fé e quando as coisas financeiras apertam e nós deixamos de devolver o dízimo, quando deixamos de vir à igreja por causa de alguma outra atividade, quando não participamos das reuniões de oração, dos estudos do meio da semana, dos cultos nos lares etc, estamos na verdade não exercitando nossa fé. E quando deixamos de exercitar nossa fé, ficamos espiritualmente fracos, vazios, tristes, desanimados, cabisbaixos, sem esperança e por aí vai.

Não adianta falarmos que somos de Jesus se não exercitamos nossa fé, se não somos fiéis ao Senhor, pois estar em Cristo é ser fiel. E você tem sido fiel?

Concluindo

No início do texto de Efésios já podemos ver alguns pressupostos de algo que é fundamental na vida de todo cristão, o estar em Cristo. E estar em Cristo é pela vontade de Deus, é ser santo e é ser fiel. Calvino afirmava o seguinte: “ninguém pode ser santo se não for também um crente”, ou seja, uma pessoa fiel.

Precisamos no meio deste turbilhão que vivemos nos dias atuais, atentar ao que a Palavra de Deus diz a respeito de uma vida e uma relação com Ele e não ficarmos sendo levados por ventos de doutrinas, ou engodos humanos que nos levam a falácias, pois são motivados por interesses escusos totalmente díspares com a vontade de Deus.

Viva esta comunhão real com Cristo, pois quando Ele entra em nossa vida passamos a vive em Cristo, termos uma vida santa e exercitar a fé, sendo uma pessoa fiel a Ele.

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros