segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS

Efésios 1,19-23

E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 

20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,

21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.

22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,

23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.poder de Deus1

Quando lemos o capítulo 1 da Epístola aos Efésios, vemos o Apóstolo ressaltando, nos versículos 18-19, que é necessário conhecermos três verdades a respeito de Deus, a saber: iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder. E hoje eu gostaria de referir-me ao terceiro aspecto apresentado por Paulo sobre as verdades sobre nosso Deus que precisamos conhecer cada vez mais, ou seja, sobre o poder de Deus.

Com certeza a primeira questão que se levanta, ainda mais nos dias hodiernos, é: Como se dá a manifestação do poder de Deus? Esta é uma precípua questão, pois vemos nos dias atuais grandes falas sobre isso e sempre vemos como fator comum nestas falas o espetacular, como se o poder de Deus agisse especificamente no âmbito do espetacular. Isso é um grande empobrecimento do poder de Deus, pois este se manifesta em todos os âmbitos. Logo, a exortação do Apóstolo para que a Igreja em Éfeso encontre guarida em toda a Igreja de Cristo.

Atentando para o texto, vemos o nosso Deus ressaltando que a manifestação do Seu poder é para com os que cremos, ou seja, a manifestação do poder de Deus se dá na vida dos que crêem em Jesus. Todos aqueles que crêem em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas já são, por si só, a manifestação do poder de Deus. Isso é tremendo e nos remete ao fato de que o crer, a salvação, é uma ação soberana, misericordiosa e poderosa, de Deus na vida dos seres humanos pecadores e fadados à condenação. É Deus quem salva, é Ele quem nos tira das trevas e nos transporta para a Sua maravilhosa luz, é Ele que nos adota como seus filhos. Olhe só o que nos diz o Evangelho de João 1,12-13. Cremos em Jesus por causa da vontade de Deus e não a nossa.

Outra verdade a respeito da manifestação do poder de Deus está no versículo 20, no qual vemos que a ressurreição de Jesus é a manifestação do poder de Deus. Quando atentamos para esta verdade percebemos que a ressurreição de Jesus foi a vitória sobre a morte e, por conseguinte, sobre o pecado também, já que a morte é o salário do pecado. Destarte, quero lembrar a você que Deus não nos garante uma vida tranqüila e sem problemas e sim, que Deus nos garante a vitória. Para existir a vitória é preciso haver luta, conquista, obstáculos, problemas, dificuldades, por isso, digo novamente, Deus não nos garante um mar de rosas em nossas vidas e sim a certeza da vitória, pois a manifestação do poder de Deus nos garante a vitória.

Por fim, ainda notamos no texto uma terceira verdade sobre a manifestação do poder Deus. A partir do final do versículo 20 até o 23, vemos que a manifestação máxima do poder de Deus é Jesus que está acima de todas as coisas e governa todas as coisas. Assim, quando aparecem pedras em nosso caminho, quando aparecem os problemas em nossas vidas, quando as tempestades atormentam nossas vidas, precisamos lembrar que Jesus está no controle de todas as coisas. Também precisamos, mais do que nunca, apontar que o cristão não precisa ter medo de demônio, de despacho, de diabo ou qualquer outra coisa, pois Jesus está acima disto tudo.

Portanto, gostaria de deixar esta importante mensagem para a sua vida sobre a manifestação do poder de Deus na sua vida.

Que o Senhor abençoe a sua vida!

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

2 comentários:

Unknown disse...

Caracas,Pastor! Que bom termos a certeza desta vitoria... Mensagem maravilhosa.

Marcio Tenponi disse...

É verdade, mesmo quando as coisas parecem difíceis ou im´possíveis, mesmo quando não estamos entendendo o por quê do que está acontecendo em nossa vida, esta importante verdade traz consolo aos nossos corações. Aleluia, o nosso Deus é bom !
[]s

©2007 '' Por Elke di Barros