quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TUDO DÁ CERTO PARA OS OUTROS

Salmo 37,1-5

Em muitos momentos de nossa vida parece que as coisas não mudam, temos a impressão que os sonhos não se concretizarão, mesmo sendo pessoas que vivem o Evangelho e amam a Jesus, os sonhos parecem estar tão distantes de nós. E o pior, vemos outras pessoas, até mesmo aquelas que nada querem saber de Jesus, prosperarem, parecendo que tudo dá certo em suas vidas. Com isso, acabamos ficando, no mínimo, tristes, cabisbaixos etc...derrota

É então que a Palavra de nosso Deus, como sempre, tem algo precípuo a nos revelar. Quando lemos o Salmo 37,1-5, aprendemos coisas tremendas. Em primeiro lugar vemos Deus ressaltando o seguinte: Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde.

Após esta primeira recomendação que chama a atenção para o fato da alegria dos afastados do Senhor ser apenas fugaz e pífia, pois por mais alegres que pareçam é apenas aparência superficial, o nosso Deus aponta algumas atitudes que precisamos ter em nossa vida. Destarte, nosso Deus nos diz:

Confia no SENHOR – Precisamos ter fé, confiança em nosso Deus que é também o nosso Pastor que cuida de nós; faze o bem – Precisamos, mesmo num mundo violento e desejoso em fazer o mal, precisamos ser aqueles que pregam e fazem o bem a todos; habita na terra – Precisamos viver a nossa vida e não ficar preso a vida dos outros, com os seus ganhos, pois quando ficamos presos à vida dos outros não temos como viver a nossa própria vida; alimenta-te da verdade – buscar o verdadeiro alimento, que é mais do que pão, como disse Jesus em Mateus 4,4 Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus; Agrada-te do SENHOR – ou seja, vivamos alegres com o que o Senhor já tem nos dado, pois Ele já tem feito coisas tremendas em nossas vidas. Precisamos viver algo que muitas vezes é esquecido, a gratidão. Você tem sido grato ao Senhor? Por fim, o Senhor ainda nos fala: Entrega o teu caminho ao SENHOR – Precisamos viver no centro da vontade de Deus, mesmo quando ela não é exatamente o que gostaríamos, pois a felicidade só será realmente encontrada quando estiver no centro da Sua vontade, por isso Ele nos diz, entrega o teu caminho a mim....

Ademais, o nosso Deus faz promessas a nós que buscamos viver estas verdades que Ele mesmo nos orientou dizendo: O Senhor satisfará os desejos do teu coração, pois o mais ele fará. – Quando vivemos como nos orienta a Palavra de nosso Deus, Ele mesmo faz as coisas acontecerem em nossas vidas, basta que tenhamos paciência e aguardemos o tempo certo, ou seja, o tempo dEle. E quando o tempo dEle chegar as coisas acontecerão e veremos a manifestação grandiosa do poder de Deus em nossas vidas. Eu gosto sempre de afirmar o seguinte: Deus está fazendo! Mesmo que não consigamos ver agora, mas Ele está fazendo e as promessas feitas por Ele a nós é justamente isso.

Que o Senhor abençoe a sua vida!

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

OS SACRAMENTOS

As Igrejas Cristãs de forma geral, e especialmente as Reformadas, afirmam que a Palavra de Deus é o centro do culto. No entanto, infelizmente não é isso o que temos visto, pois a Palavra de Deus no culto não se manifesta apenas no âmbito da pregação, mas também quando participamos dos sacramentos, como diria Agostinho, o sacramento é a palavra que pode ser vista.

Destarte, nós deveríamos valorizar os sacramentos muito mais do que fazemos, começando por apreender o que está em jogo quando temos a alegria de participar dos santos sacramentos. Por isso, faço aqui um resumo de um estudo que dei na Igreja sobre os sacramentos. Comecemos então, com a precípua questão:batismo de Jesussantaceia davinci

  O que é um Sacramento?

Sacramento segundo a Confissão de Fé de Westminster:

Os sacramentos são santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nele, bem como para fazer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e solenemente obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a sua palavra.

Sacramento segundo o Catecismo Maior de Westminster, pergunta 162:

Um sacramento é uma santa ordenança instituída por Cristo em sua Igreja, para significar, selar e conferir àqueles que estão em pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo, para os fortalecer e lhes aumentar a fé em todas as mais graças, e os obrigar à obediência, para testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns para com os outros, e para distingui-los dos que estão fora.

A partir destas definições bilbico-teológicas, podemos ressaltar a finalidade do sacramento:

" significar ... para os que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo ";

" selar ... para os que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo ";

" conferir ... para os que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo ";

" são sinais ... do pacto da graça ... para representar Cristo e Seus benefícios “;

Marcar .... “diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo”;

União ... “os que participam... deste sacramento, também recebem intimamente, pela fé, a Cristo Crucificado e todos os benefícios de Sua morte e nele se alimentam... real, verdadeira e espiritualmente”.

Portanto, se nós tivermos isto em nossas mentes e corações com toda a certeza começaremos a valorizar mais os santos sacramentos e isto mudará muitas coisas em nossas vidas cristãs, a partir do próprio culto.

Que o Senhor abençoe a sua vida.

No Eterno,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

NÃO TEMEREMOS AINDA QUE ....

Salmo 46

Lendo o Salmo 46 nós temos diante de nós uma grande  confissão de fé. Esta não está vinculada ao equívoco que muitas vezes vemos: pessoas afirmando que os crentes não passam por dificuldades. A confissão de fé do terremoto3salmista salienta outra coisa, que se evidencia na expressão “ainda que”, pois ele diz: ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.

Vemos assim, que sua palavra não está no sentido de tudo ser certo ou perfeito na vida, ou de não termos problemas e dificuldades, antes a palavra é, ainda que dificuldades apareçam, ainda que problemas surjam, ainda que obstáculos se levantem, ainda que tempestades se formem pelo caminho etc, NÃO TEMEREMOS!

tempestade1 É possível dizer isso porque nossa fé se baseia nas seguintes verdades também expressas pelo Salmo: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Deus está no meio de nossa vida; jamais seremos abalados; Deus nos ajudará desde antemanhã. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. E o que acho mais forte de todos, pois são palavras de Deus diretamente a nós: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.

Portanto, diante dos problemas e dificuldades sustentemos esta confissão de fé como fez o salmista e descansemos nas palavras do Senhor, nos aquietemos porque Jesus é o único e verdadeiro Deus vivo que faz as coisas acontecerem e se transformarem em nossas vidas. Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...
©2007 '' Por Elke di Barros