sexta-feira, 16 de outubro de 2009

REFORMA HOJE ?

95Thesen

No próximo dia 31 comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. Isto porque um monge chamado Martinho Lutero (1483-1546) discordou da ordem estabelecida pela Igreja Apostólica Católica Romana e fixou 95 teses na igreja de Wittenberg, como a tradição normalmente aponta, no dia 31 de Outubro de 1517.

Contudo, a Reforma Protestante não ficou restrita apenas ao âmbito religioso, ela alçou praticamente todos os aspectos e âmbitos da vida. A Reforma Protestante mudou as relações na política, na economia, na ordem social, na ordem educacional etc. Ademais, a Reforma Protestante também foi de encontro aos anseios e vicissitudes que o povo da sua época desejava. O povo estava sofrendo por vários motivos e necessitava de respostas, consolo, palavras e amor. A Reforma Protestante impactou e mudou a vida de muitas pessoas.

É evidente que a Reforma Protestante não foi o único movimento existente em sua época, também não foi a única influência para as diversas mudanças ocorridas. No entanto, é inegável que ela tenha participado de forma imarcescível.

E isto é motivo para nós presbiterianos nos orgulharmos, pois somos descendentes deste maravilhoso movimento histórico, que na realidade foi um movimento feito por Deus no curso da história da humanidade.

 Reforma hojeTodavia, é importante refletirmos sobre a seguinte assertiva: aqueles homens foram levantados por Deus em suas épocas para serem instrumentos poderosos em Suas mãos, hoje nós temos esta responsabilidade. Como se diz popularmente, “quem vive de passado é museu”, nós não podemos viver apenas do saudosismo, precisamos tomar consciência e trabalhar hoje para promover um movimento atual para transformarmos a realidade hodierna.

Logo, diante desta comemoração importante, temos que avaliarmos a nossa posição, a nossa postura e a nossa vida. Estamos de fato fazendo jus ao status de descendentes da Reforma Protestante?

É algo a se pensar e refletir.

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros