segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

VIVER PELA FÉ É...

A Palavra de Deus nos fala que “o justo viverá pela sua fé” (Hc 2,4; Rm 1,17). E, por conseguinte, deve ser deste modo que os filhos de Deus, os cristãos, devem viver a sua vida. Viver pela fé. No entanto, a grande questão que permeia as nossas mentes é a seguinte: O que é viver pela fé? Uma importante pergunta para se refletir e a ser respondida por nós. Ainda mais nestes tempos hodiernos, pois temos uma grande miscelânea de “teologias” que por vezes são totalmente incongruentes com a Bíblia. fe

Atualmente parece-me que as pessoas apreendem o viver pela fé como sendo a perspectiva de ver e participar de extraordinários milagres. Será isso? Ou ainda, parece-me que as pessoas entendem que viver pela fé é falar em línguas angelicais, seja lá qual forem os outros nomes dados a isto.

Para não sermos levados por qualquer vento de doutrina, como nos instrui o Senhor (Ef 4,14), é preciso responder a precípua pergunta acima referida a partir da própria Palavra de Deus, que é a nossa única regra de fé e prática. Portanto, voltemos à vida de uma importante personagem da história bíblica, que foi chamado de nosso pai na fé, Abraão (Gl 3,7-9). Este, como bem nota o NT, foi um homem que viveu pela fé.

Destarte, olhemos o início da vida de Abraão (Gn 12,1-9). Nesta passagem vemos três atitudes de Abraão que de fato mostram e ressaltam o que é viver pela fé. Quando olhamos o texto vemos que Deus chama a Abraão e o orienta a sair de sua casa, de sua família, a largar tudo e ir para um lugar que Deus ainda o mostraria.

A primeira atitude de Abraão, um homem que vivia pela fé, foi “partir” (v.4). Mais do que partir, simplesmente, Abraão estava sim OBEDECENDO ao chamado e orientação de Deus. Logo, a primeira marca que define o viver pela fé é a obediência. E você, tem sido uma pessoa obediente a Bíblia?

A segunda atitude de Abraão foi a confiança e dependência absoluta de Deus, pois quando Abraão parte deixando sua família, ele estava também abandonando o único sistema de segurança da época. Abraão colocou toda a sua vida nas mãos de Deus, dependendo dEle em todos os sentidos. No aspecto da segurança contra violência (que já existia naquele época) e no aspecto até de seu futuro. Deus não havia falado para Abraão (v.3) onde era a terra. Falou sim, que mostraria ainda. E você, tem colocado e confiado a sua vida a Deus? Tem dependido totalmente dEle?

Por último, vemos outra atitude importante na vida de Abraão que o marca como um homem que vivia pela fé. Nos vv.7-8 vemos Abraão construindo um altar ao Senhor. Edificar um altar ao Senhor era algo que apontava uma vida cúltica, ou seja, uma vida que buscava cultuar ao Senhor. Então, Abraão era um homem que vivia pela fé porque tinha um relacionamento íntimo e profundo com Deus. E você, tem buscado viver um relacionamento profundo e real com Deus? Tem orado, lido a Bíblia, ido à igreja, sempre ou apenas quando dá ou não tem algo melhor para fazer?

Assim, podemos dizer o que é viver pela fé. Viver pela fé é obedecer, depender e confiar plenamente em Deus e buscar ter um relacionamento profundo com Deus. Será que você tem assim vivido? Mais do que ver coisas extraordinárias, o viver pela fé é marcado por estas três atitudes. Que você as cultive em sua vida!

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Janeiro o mês da dívida

O mês de Janeiro é um mês um tanto quanto atípico. Neste mês permeiam em nós sentimentos díspares. Isto porque a maioria de nós sente uma grande alegria de iniciar mais um ano, dedívida 1 termos férias, termos novos planos, projetos e sonhos. Entretanto, é neste mês também que nos vemos mais enrolados do que nunca com a quantidade imensa de contas e dívidas.

Esta realidade é tão evidente que vemos nos meios de comunicação reportagens e várias pessoas fornecendo conselhos a respeito deste tema.

Diante de tudo isto, senti em meu coração o desejo de aconselhar você sobre uma dívida também. A dívida que estou falando é a espiritual. A Palavra de Deus nos diz que: Todos pecaram e carecem da glória de Deus Rm 3,23. Destarte, todos estão em dívida com Deus, todos deveriam ser castigados, pois ninguém pode pagar a dívida que todo ser humano tem com Deus.

No entanto, existe uma pessoa que pagou a dívida por nós, em nosso lugar mesmo. Veja, pensando friamente, quantos de nós não gostaríamos que alguém pagasse as diversas dívidas que temos e fizemos no fim do ano passado?

E por incrível que pareça, Jesus pagou a nossa dívida sem nenhum motivo além do amor eterno e incomensurável que Ele tem por nós. Leia Colossenses 2,13-15.

Para nós isto não custou e não custa nada, pois Jesus não cobra nada de nós além de fidelidade, obediência, dedicação, entrega e serviço. Tudo isto, porém, é um privilégio e não uma obrigação, pois quando Jesus pagou a nossa dívida, Ele nos livrou da condenação e do inferno.dividas

Portanto, saiba que apesar de todas as dívidas que você possui hoje,  nenhuma delas era comparada a dívida que você tinha para com Deus. Aquelas você tem como pagar, basta trabalhar e economizar, esta não teria de jeito nenhum e Jesus a pagou! Seja grato e fiel a Ele!

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...

sábado, 2 de janeiro de 2010

SINAIS DE UMA VIDA AGRADÁVEL A DEUS

Rev. Richard Baxter

... Veja então se você vive buscando principalmente agradar a Deus ... : você pode descobrir através destes sinais.

jovenadorando 1. Vocês terão mais interesse em entender as Escrituras e em saber tanto o que agrada, quanto o que desagrada a Deus.

2. Vocês terão mais interesse na realização de todos os seus deveres, com o propósito de agradar a Deus e não aos homens.

3. Vocês olharão para seus corações e não só para suas ações; para seus fins e pensamentos; para o seu homem interior e seu nível de espiritualidade.

4. Vocês atentarão para seus deveres secretos, tanto quanto para os públicos e, para aqueles que não são vistos pelos homens, tanto quanto para os que são.

5. Vocês respeitarão suas consciências e não as desprezarão; quando elas lhe mostrarem o desagrado de Deus, isto os inquietará; quando elas lhe mostrarem Sua aprovação, isto os confortará.

6. Suas companhias serão pessoas caridosas e piedosas, que buscam agradar a Deus, e não orgulhosas e ambiciosas, que buscam honra própria, nem ímpias, que desagradam a Deus.

7. Se os homens são agradados ou desagradados, ou a forma com que o julgam, ou como eles o chamam, parecerá um assunto pequeno para você, como o próprio interesse deles, em comparação ao julgamento de Deus. Você não vive para eles. Você pode suportar seus desagrados , censuras, e reprovações, se tão somente agradar a Deus. Estas serão suas evidências.

LER TODO O ARTIGO...
©2007 '' Por Elke di Barros