segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

VIVER PELA FÉ É...

A Palavra de Deus nos fala que “o justo viverá pela sua fé” (Hc 2,4; Rm 1,17). E, por conseguinte, deve ser deste modo que os filhos de Deus, os cristãos, devem viver a sua vida. Viver pela fé. No entanto, a grande questão que permeia as nossas mentes é a seguinte: O que é viver pela fé? Uma importante pergunta para se refletir e a ser respondida por nós. Ainda mais nestes tempos hodiernos, pois temos uma grande miscelânea de “teologias” que por vezes são totalmente incongruentes com a Bíblia. fe

Atualmente parece-me que as pessoas apreendem o viver pela fé como sendo a perspectiva de ver e participar de extraordinários milagres. Será isso? Ou ainda, parece-me que as pessoas entendem que viver pela fé é falar em línguas angelicais, seja lá qual forem os outros nomes dados a isto.

Para não sermos levados por qualquer vento de doutrina, como nos instrui o Senhor (Ef 4,14), é preciso responder a precípua pergunta acima referida a partir da própria Palavra de Deus, que é a nossa única regra de fé e prática. Portanto, voltemos à vida de uma importante personagem da história bíblica, que foi chamado de nosso pai na fé, Abraão (Gl 3,7-9). Este, como bem nota o NT, foi um homem que viveu pela fé.

Destarte, olhemos o início da vida de Abraão (Gn 12,1-9). Nesta passagem vemos três atitudes de Abraão que de fato mostram e ressaltam o que é viver pela fé. Quando olhamos o texto vemos que Deus chama a Abraão e o orienta a sair de sua casa, de sua família, a largar tudo e ir para um lugar que Deus ainda o mostraria.

A primeira atitude de Abraão, um homem que vivia pela fé, foi “partir” (v.4). Mais do que partir, simplesmente, Abraão estava sim OBEDECENDO ao chamado e orientação de Deus. Logo, a primeira marca que define o viver pela fé é a obediência. E você, tem sido uma pessoa obediente a Bíblia?

A segunda atitude de Abraão foi a confiança e dependência absoluta de Deus, pois quando Abraão parte deixando sua família, ele estava também abandonando o único sistema de segurança da época. Abraão colocou toda a sua vida nas mãos de Deus, dependendo dEle em todos os sentidos. No aspecto da segurança contra violência (que já existia naquele época) e no aspecto até de seu futuro. Deus não havia falado para Abraão (v.3) onde era a terra. Falou sim, que mostraria ainda. E você, tem colocado e confiado a sua vida a Deus? Tem dependido totalmente dEle?

Por último, vemos outra atitude importante na vida de Abraão que o marca como um homem que vivia pela fé. Nos vv.7-8 vemos Abraão construindo um altar ao Senhor. Edificar um altar ao Senhor era algo que apontava uma vida cúltica, ou seja, uma vida que buscava cultuar ao Senhor. Então, Abraão era um homem que vivia pela fé porque tinha um relacionamento íntimo e profundo com Deus. E você, tem buscado viver um relacionamento profundo e real com Deus? Tem orado, lido a Bíblia, ido à igreja, sempre ou apenas quando dá ou não tem algo melhor para fazer?

Assim, podemos dizer o que é viver pela fé. Viver pela fé é obedecer, depender e confiar plenamente em Deus e buscar ter um relacionamento profundo com Deus. Será que você tem assim vivido? Mais do que ver coisas extraordinárias, o viver pela fé é marcado por estas três atitudes. Que você as cultive em sua vida!

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

1 comentários:

Rodrigo Cesar disse...

Paz de Cristo Pr. Márcio.
Aí, muito show o texto.
Realmente viver pela Fé, é muito diferente do que tem nos oferecido por aí.
Paz pra ti e abração.

©2007 '' Por Elke di Barros