sábado, 20 de fevereiro de 2010

40 Dias

 

O número quarenta aparece inúmeras vezes na Bíblia. Talvez você ache que ele só tem relação com aquelas pessoas que aparecem como personagens na Bíblia. Porém, isso não é verdade, pois ainda hoje este número nos remete a algo importante.

A última quarta-feira é chamada de quarta-feira de cinzas. É assim conhecida por causa do costume dos cristãos, quecinzas remonta o século XI, de colocar cinzas sobre suas testas para iniciar o período denominado de quaresma.

A Quaresma é um período de 40 dias, nos quais os domingos não são contados, que antecede a Páscoa, ou seja, a Paixão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É uma tradição que remonta, com certeza, o século III de nossa era. Há, no entanto, vestígios de sua existência já no século II. Este Arrependimento1 era um período de instrução aos catecúmenos, ou seja, aos novos na fé, tornando-se posteriormente um período de instrução, arrependimento e oração de todos os cristãos.

É precípuo lembrar que Jesus passou quarenta dias sendo provado no deserto e, também, de modo semelhante, o povo de Deus passou quarenta anos sendo depurado para a entrada na terra da prometida. Elias e Moisés também passaram uma quarentena de preparação para a missão. A exemplo destes heróis da fé e do objeto de nossa fé, Jesus, a Igreja também se prepara, nestes quarenta dias, para o evento central da nossa fé: A Ressurreição do Senhor Jesus!

Destarte, durante estes próximos dias reflita, pense e ouça o que Deus quer de você. Utilize este tempo de quarenta dias para fazer uma avaliação da sua vida com Deus, do seu relacionamento com a Igreja e da sua disponibilidade ao Senhor.

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

1 comentários:

Rodrigo Cesar disse...

Podes crer.
Excelente texto.
O número quarenta cerca legal.
Vale mesmo fazermos uma auto análise pra ver coé e seguir na boa com Jesus.
Um abração e Paz.

©2007 '' Por Elke di Barros