sábado, 27 de março de 2010

UMA SEMANA ESPECIAL

domingo_de_ramos_2

Esta semana que hoje se inicia é muito especial para nós cristãos. Ela é um misto de alegria com profunda tristeza. Alegria porque nesta semana, mais especificamente hoje (domingo - 28/03/10), lembramos de um acontecimento marcante registrado nos Evangelhos. Você sabe qual é?

Bem, estou falando do conhecido domingo de ramos. Este domingo é um domingo alegre porque nos lembramos da narrativa dos Evangelhos: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt 21,1-11; Mc 11,1-11; Lc19,28-40 e Jô 12,12-15). Por isso, nós podemos falar que esta semana começa tendo algo de alegre, algo de comemorativo, de festivo etc...

Porém, nesta semana também há a surpreendente mudança, de alegria para a tristeza. Isto porque nesta semana há o início da paixão de Cristo, que é o período do sofrimento e sacrifício de Jesus.

semana-santa3 Nesta semana, por conseguinte, lembramos das chicotadas, das agressões físicas, do sangue derramado, da humilhação, da traição, das trevas que pareciam vitoriosas e da morte.

Quando chega a sexta-feira, feriado, onde muitos estarão se divertindo, a Igreja de Cristo sente o frio sombrio da morte rondando, pois foi numa sexta-feira que a morte, que os seres humanos, cometeram seu maior crime, mataram o Salvador, Aquele que não merecia, Aquele que não pecou.

crucificado É na sexta-feira que a Igreja de Cristo fica em luto, pois lembra o que o Senhor fez: morreu em nosso lugar. Semana especial, pois começa alegre, mas termina triste.

E você, como passará esta semana? Separe esta semana para lembrar, para meditar, em tudo o que Jesus fez por você. Contudo, não perca a esperança, pois no próximo domingo haverá comemoração da grande reviravolta de Deus, pois o humilhado foi exaltado, o vencido saiu vitorioso e a tristeza foi colocada de lado, porque o Senhor triunfou. O choro vem a noite, mas alegria vem pela manhã.

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...

sábado, 20 de março de 2010

PORTAS QUE SE ABREM E SE FECHAM

No decorrer de nossa vida, vemos coisas acontecerem que não são esclarecidas de imediato. Oportunidades aparecem e desaparecem e não entendemos os motivos. Contudo, a grande verdade é: portas se abrem e se fecham inúmeras vezes durante a nossa vida, ou seja, oportunidades aparecem e desaparecem em nossa vida.

portas_abertas

E quando as portas se abrem, nós ficamos felizes, alegres, pois estamos sendo alcançados pelas bênçãos do Senhor. No entanto, o problema é justamente quando as portas não se abrem ou mesmo, quando elas se fecham. É exatamente nestes momentos que questionamos, que colocamos a soberania de Deus em dúvida, que achamos que Deus não se importa conosco, que Deus se esqueceu de nós.

Uma coisa, entretanto, gostaria de falar para você. Deus sabe o que é o melhor para você. Talvez você nem entenda porque as portas se fecham ou não se abrem. Saiba, porém, Deus sabe o que é o melhor para você. E para você perceber que a Palavra dEle diz isto, veja o que diz Provérbios 16,1: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR..portas1

Portanto, não se esqueça nunca que Deus é soberano, que Deus governa a história do mundo e, por conseguinte, a sua vida. Destarte, as portas que se abrem e se fecham na sua vida são ações de Deus. Não fique desanimado, não fique triste com as situações. Creia em Deus, pois é Ele quem está no controle e sabe o que é o melhor para você.

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...

quinta-feira, 11 de março de 2010

GRANDES TRAGÉDIAS

terremoto no chile

Nos últimos dias temos visto com mais incidência a ocorrência de diversas tragédias de grandes proporções. Enchentes, secas, excesso de calor, terremotos, tsunamis etc. Todas estas tragédias têm ceifado inúmeras vidas ou feito com que pessoas perdessem efetivamente tudo o que construíram durante suas vidas.

Os que não foram atingidos ou não sofreram conseqüências funestas, ficam comovidos, tristes e buscando respostas para todas estas coisas. Muitos vão dizer que tudo isso é causa da má administração do planeta, fundamentando apenas a causa ecológica como fator.

Não vou aqui entrar nesta discussão, pois este não é meu objetivo. Contudo, quero apontar para outra questão. A Bíblia aponta que estas coisas aconteceriam: Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares (Mateus 24:7). Assim, a Palavra de Deus aponta que estes fatos são sinais do princípio das dores.

Logo, esta questão nos chama à responsabilidade enquanto Igreja de Cristo na Terra, pois precisamos mostrar o amor de Cristo pelos que estão sofrendo estes terríveis acontecimentos, com oração e ação social. Isto nada mais é do que exercitar o mandamento de amar ao próximo do Senhor.

Destarte, além de orar e agir efetivamente com amor e cuidado, a Igreja também tem diante de si o cumprimento da Palavra do Senhor. Então, precisamos atentar que a volta de Cristo está próxima e que nossa grande missão de proclamar o Evangelho precisa ser levada a sério, ou seja, pregar em tempo e fora do tempo.

Portanto, diante destas terríveis tragédias precisamos apreender que elas são o cumprimento da Palavra do Senhor, também que precisamos orar e agir em prol dos que estão sofrendo e que a volta de Jesus está próxima. Precisamos proclamar o Evangelho!

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...

O DIA DO SENHOR

Em Êxodo 20 vemos Deus dando ao seu povo os 10 mandamentos. Dentre os quais, há um mandamento interessante, que é o mandamento que fala sobre o sábado, que traduzindo a palavra do hebraico significa descanso. Assim, Deus estava falando do dia do descanso.

Para nós, cristãos, este dia não é mais o sábado, mas sim o domingo. Afinal, foi no primeiro dia da semana que aconteceram coisas tremendas para nós cristãos, a saber: O fato mais importante do cristianismo, a ressurreição de Jesus Cristo. Também foi neste dia que o Senhor apareceu aos seus discípulos e era no primeiro dia da semana que a Igreja Primitiva se reunia para cultuar o Senhor.

Enfim, a partir destes fatos, o dia de descanso para nós cristãos tornou-se o domingo. Porém, vejo que este dia tem se transformado em mais um dia qualquer para a maioria das pessoas. Fico triste porque elas, mesmo conhecendo ao Senhor, não se importam com a Palavra do Senhor que fala, como vemos lá no Êx 20,10-11 (um mandamento do Senhor que não mudou), que há dentro dos dias da semana um santo, ou seja, separado pelo Senhor e para Ele.

Muitos falam assim: mas pastor, este dia é de descanso. Não venho à igreja porque preciso descansar e só tenho este dia para descansar. Quem fala assim, está apenas dando 2 provas, a saber: 1- não conhece a Bíblia; 2- está distorcendo as santas Palavras do Senhor para pecar.

dia_senhor O dia do descanso, na realidade não é uma promoção do ócio, ou seja, um fazer nada. Não é isto o que a Bíblia diz. Ela ressalta que há um dia na semana que deixamos de fazer as coisas do cotidiano para nos voltarmos para o Senhor. Afinal, a melhor expressão é O DIA DO SENHOR! O domingo é o DIA DO SENHOR, é dEle, para Ele e por Ele. Quando ficamos dormindo e deixamos de ir à igreja, estamos negando uma relação com Ele, estamos desobedecendo a Sua Palavra.

É claro que não estou aqui para fazer legalismo. Porém, é inconcebível vermos a banalização do DIA QUE É DO SENHOR! No domingo podemos dormir, descansar, nos divertir e fazer tantas outras coisas, desde que isto tudo não venha atrapalhar, impedir, ou fazer com que deixemos o mais importante para as nossas vidas e para o que este dia foi criado pelo Senhor, que é vida em comunhão com Ele e com Sua igreja.

Se você está agindo assim, minha palavra pastoral para você é: ARREPENDA-SE E CONVERTA-SE! Mude agora mesmo e faça do domingo o DIA DO SENHOR REALMENTE!

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

LER TODO O ARTIGO...
©2007 '' Por Elke di Barros