sábado, 27 de março de 2010

UMA SEMANA ESPECIAL

domingo_de_ramos_2

Esta semana que hoje se inicia é muito especial para nós cristãos. Ela é um misto de alegria com profunda tristeza. Alegria porque nesta semana, mais especificamente hoje (domingo - 28/03/10), lembramos de um acontecimento marcante registrado nos Evangelhos. Você sabe qual é?

Bem, estou falando do conhecido domingo de ramos. Este domingo é um domingo alegre porque nos lembramos da narrativa dos Evangelhos: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt 21,1-11; Mc 11,1-11; Lc19,28-40 e Jô 12,12-15). Por isso, nós podemos falar que esta semana começa tendo algo de alegre, algo de comemorativo, de festivo etc...

Porém, nesta semana também há a surpreendente mudança, de alegria para a tristeza. Isto porque nesta semana há o início da paixão de Cristo, que é o período do sofrimento e sacrifício de Jesus.

semana-santa3 Nesta semana, por conseguinte, lembramos das chicotadas, das agressões físicas, do sangue derramado, da humilhação, da traição, das trevas que pareciam vitoriosas e da morte.

Quando chega a sexta-feira, feriado, onde muitos estarão se divertindo, a Igreja de Cristo sente o frio sombrio da morte rondando, pois foi numa sexta-feira que a morte, que os seres humanos, cometeram seu maior crime, mataram o Salvador, Aquele que não merecia, Aquele que não pecou.

crucificado É na sexta-feira que a Igreja de Cristo fica em luto, pois lembra o que o Senhor fez: morreu em nosso lugar. Semana especial, pois começa alegre, mas termina triste.

E você, como passará esta semana? Separe esta semana para lembrar, para meditar, em tudo o que Jesus fez por você. Contudo, não perca a esperança, pois no próximo domingo haverá comemoração da grande reviravolta de Deus, pois o humilhado foi exaltado, o vencido saiu vitorioso e a tristeza foi colocada de lado, porque o Senhor triunfou. O choro vem a noite, mas alegria vem pela manhã.

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

2 comentários:

Sueli Pinheiro disse...

Muito bom seu artigo, gostei! Pena que não está em espanhol, se não iria coloca-lo em meu blog, rsrsrs

Marcio Tenponi disse...

Que bom que você gostou.... ler em espanhol até leio, mas escrever é mais complicado...rsrsrsrsrsr Se você quiser traduzir e colocar, a autorização já está dada....
[]s e a Paz de Jesus sobre a vida de vocês aí.....

©2007 '' Por Elke di Barros