sexta-feira, 23 de abril de 2010

AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO

AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO

Gênesis 3,7-24pecado_cor_p

O pecado, como toda ação, tem conseqüências. E quando olhamos para este texto vemos inúmeras conseqüências oriunda do pecado. Vamos a elas:

1) O sofrimento, no qual a morte física é sua mais forte expressão – Quando olhamos para o texto percebemos que o ser humano depois do pecado começa a sofrer. A mulher sofrerá para ter seus filhos, o homem para trabalhar e começa haver a possibilidade de morrer. Deus não criou o homem para a morte e sim para a vida, mas como diz Romanos 6,23: O salário do pecado é a morte, a morte, tanto espiritual, que vamos falar mais adiante, quanto a morte física. Agora podemos entender porque no mundo há tanto sofrimento e dor. O pecado traz esta conseqüência direta.

2) O pecado original – Vemos que a mulher tornou-se a mãe de todos os seres humanos (v.20). A partir disto podemos compreender esta doutrina do pecado original. Nós nascemos na condição de pecadores porque fomos e somos gerados a partir deste primeiro casal que nos transmite toda a sua carga genética, mas também toda a sua natureza marcada pelo pecado. Logo, apesar de não termos cometidos diretamente o primeiro pecado, nós carregamos em nós mesmos as marcas, as transformações, a natureza corrompida pelo pecado. Portanto, estamos marcados pelo pecado desde o nascimento, estamos prontos e com a disposição totalmente voltada para o pecado e suas práticas.

3) Relacionamentos sem harmonia – Uma última conseqüência do pecado que podemos ressaltar é a quebra a harmonia nos relacionamento que existia antes do pecado. Em primeiro lugar pensemos no relacionamento entre o ser humano e Deus. Este foi quebrado, como vemos Isaías 59,2 falando. O pecado trouxe a separação, a quebra do relacionamento do ser humano com Deus. Esta separação foi de tal ordem que Deus expulsou o ser humano do jardim, que além de expulsar dos benefícios do jardim, da vida eterna, foi também a separação da própria comunhão com Deus. O ser humano tornou-se rebelde, mau e distante de Deus.

Ademais, não só houve uma quebra da harmonia no relacionamento entre o ser humano e Deus, mas também entre o ser humano e a natureza, pois está não mais produzirá só coisas boas e proveitosas ao ser humanos, mas também espinhos. Há ainda uma outra quebra na harmonia do relacionamento. A quebra da harmonia do relacionamento entre Adão e Eva. Agora não há mais uma relação de igualdade, mas uma relação corrompida pela ação do pecado, marcada pelo pecado, pois agora o homem exerce autoridade sobre a mulher. E nós podemos até ampliar isto dizendo que esta relação não é apenas entre o homem e a mulher, mas entre os seres humanos de uma forma geral na medida em que Adão e Eva estavam ali representando toda a humanidade. Logo, o que estamos aqui apontando é para o fato de que uma das marcas do pecado é a quebra do relacionamento harmonioso entre os seres humanos. É por isso que vemos tantas vezes uns querendo dominar os outros, uns explorando os outros etc....

Através de todas estas perspectivas, podemos ver e entender porque tantas coisas acontecem, porque tantas vezes vemos nós mesmos praticando estas coisas e mais, vemos que o pecado trouxe e traz implicações fortíssimas para nós. Procure não pecar e viver uma vida agradável ao Senhor, pois assim, você será um bem-aventurado!

Do Seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros