sexta-feira, 11 de junho de 2010

O DECÁLOGO

O DECÁLOGO

Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito,da casa da servidão. Êx 20:2

os-10-mandamentos-de-deusEm nosso estudo, Caminhando para a Terra Prometida, chegamos no Monte Sinai, local marcante para o povo de Israel e também para nós, o novo Israel de Deus. Foi neste monte que Deus deu a Lei para o seu povo, mais precisamente o Decálogo, que quer dizer, literalmente, “10 palavras”.

O Decálogo é a Lei de Deus para nós hoje também, apesar de alguns tentarem sustentar que não mais estamos sob a Lei. Este tipo de posição é totalmente equivocada por vários motivos, que ora ressaltarei apenas um: Jesus durante o sermão do monte disse não penseis que vi m revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mateus 5:17

O Decálogo, como um teólogo já disse, é como um grande quadro pendurado na parede da vida, cujo prego que o sustenta é o seu prólogo, que podemos ver acima escrito. Sem o prego o quadro corre o risco de cair no chão e se despedaçar todo. O prólogo dá início aos 10 pontos que Deus pede de nós definindo, primeiramente, quem é Deus e depois quem é o povo.

Vemos isso na primeira parte do versículo quando Deus diz: Eu sou o SENHOR, teu Deus. Ele se revela de forma muito interessante, pois o faz a partir do relacionamento que Ele mesmo estabelece com o seu povo. Isto mostra o quanto Deus valoriza o Seu relacionamento conosco. E fico impressionado como muitas vezes nós não valorizamos este relacionamento que Deus estabelece conosco. O deixamos de valorizar quando colocamos Deus em segundo plano, quando escolhemos outra coisa e não vamos à igreja celebrar e exaltar Seu nome etc.

Também vemos Deus se revelando na segunda parte, quando diz: que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Deus se apresenta como Aquele que traz a libertação, ou seja, que é o Libertador. A partir desta relação que Deus estabelece conosco, a liberdade se concretiza em nossas vidas. Deus é o nosso libertador.

Por último e nesta mesma frase, vemos Deus mostrando e revelando quem é o seu povo. Seu povo, por conseguinte, é o povo livre, aquele que foi tocado pela liberdade do Senhor. E a partir disso, Deus nos dá o Decálogo para que esta liberdade continue sendo a marca do seu povo. A lei, portanto, ao contrário do que muitos pensam e sentem, não é um jugo, não é um peso. Ela só se torna isso quando há uma má utilização dela por nossa parte, quando nos tornamos legalistas e a colocamos acima da Lei que está por trás do Decálogo, o Amor!

O Decálogo foi dado por Deus a nós para que vivêssemos livres, ou seja, vivêssemos a liberdade dada pelo próprio Deus ao seu povo. Portanto, é fundamental conhecermos e vivermos as 10 palavras de Deus para nós!

Do seu pastor,

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros