terça-feira, 9 de junho de 2009

VENCENDO OS GIGANTES DA VIDA

1Samuel 17,31-51

Introdução

Há um provérbio popular que diz assim: A cada dia nós temos que matar um leão. Este provérbio é muito bom, pois ele mostra exatamente o que a nossa sociedade prega e vive.

A nossa sociedade influenciada pela teoria de Charles Darwin, ou seja, a teoria do evolucionismo, vive debaixo do que Darwin chamou de seleção natural, que nada mais é do que o princípio, muito difundido: O mais forte vence.

Este é um dos motivos que tem levado a sociedade pós-moderna, a sociedade na qual vivemos, a ser cada vez mais competitiva, a levar em consideração apenas àqueles que vencem.

Assim, podemos afirmar o seguinte, como já está implícito no provérbio popular que acabei de citar, vivemos numa permanente luta. Viver é lutar.

E eu tenho certeza que você precisa lutar todo dia. Temos que lutar contra os estragos que a enchente provoca, temos que lutar para não perder o emprego, temos que lutar para conseguirmos um emprego, temos que lutar para conseguir um atendimento médico e tantas outras coisas.

Enfim, nós temos várias lutas em nossa vida. A grande questão não é só a luta, mas quando aparece diante de nós verdadeiros gigantes para que nós os enfrentemos.

Então, a grande pergunta que se levanta diante de nós é: Como podemos vencer os gigantes da vida? Como é possível vencer os gigantes que aparecem em nossas vidas?

Deus hoje quer falar para você, para mim, para cada um de nós justamente sobre isto. Deus hoje quer falar para você como é possível vencer os gigantes da vida. E Ele nos falará nesta noite através deste maravilhoso texto de Sua Palavra.

Vemos neste texto que o povo de Deus estava em guerra. A guerra era contra o povo que residia na Filístia, ou seja, era contra os filisteus. E estes tinham um guerreiro poderosíssimo chamado Golias. Golias era considerado um verdadeiro gigante, pois media mais de 2,5m e afrontou todo o povo de Deus e o próprio Deus, chamando um guerreiro de Israel para o confronto direto.

Ninguém dos guerreiros de Israel se prontificou para lutar com o gigante Golias. Todos estavam com medo, sem saber como enfrentar o gigante. Este gigante é vencido por um rapaz inexperiente, ruivo e pequeno. E assim, a partir deste texto, nós vamos buscar, juntos, a resposta a grande pergunta que foi levantada: Como podemos vencer os gigantes da vida?

Deus hoje fará você aprender como você poderá vencer a cada gigante que você tem em sua vida, a cada problema e dificuldade gigantes que você está passando em sua vida. E é por isso, que o tema da mensagem de Deus hoje para a sua vida é: Vencendo os gigantes da Vida.

1) Com fé em Deus. v.37

Neste conflito entre o povo de Israel e os filisteus, vemos uma guerra que demorou pelo menos quarenta dias. Os dois povos se posicionaram para guerrear, fileiras se entreolhando, gritando, animando-se para guerrear. No entanto, o confronto direto não aconteceu de imediato. Ao contrário disto, o gigante Golias sai das fileiras dos filisteus e se apresenta para guerrear com qualquer guerreiro de Israel, para que o confronto entre os dois povos fosse resolvido por ele, Golias, e pelo guerreiro de Israel.

E ao se colocar diante do povo de Israel, Golias afrontou ao povo e ao Deus de Israel. E diante daquele gigante, diante daquela gigante dificuldade, ninguém foi capaz, dentre os guerreiros de Israel, de se prontificar para enfrentar o gigante.

E não é assim conosco? Muitas vezes aparecem diante de nós verdadeiros gigantes. Problemas e dificuldades apresentam-se diante de nós de uma forma que parecem ser gigantes, que nos amedrontam, nos deixam com medo, nos deixam sem saber o que fazer. Já aconteceu com você?

No capítulo 17, vemos aparecer um outro personagem, Davi. Este nem como guerreiro de Israel estava, seus irmãos mais velhos é que lá na guerra estavam. Davi, na verdade, só vai ao local da guerra por causa de seu pai, que lhe pediu para levar comida para seus irmãos e também para que Davi tivesse informações sobre seus irmãos e assim, falar para seu pai.

Davi ao chegar no local da guerra, vê e é informado a respeito do gigante problema, chamado Golias, que Israel estava vivendo e passando. E se prontifica a guerrear com este problema. Foi guerrear porque era grande, forte e um exime guerreiro?

Não, na verdade, Davi era pequeno, inexperiente e pastor de ovelhas. Conduto, Davi tinha algo diferente, olhe o versículo 37. E o que era? Davi, tinha fé em Deus. Davi confiava em Deus, ele sabia que não era pela sua capacidade de lutar, mas por causa de Deus, ele seria vitorioso. Davi cria, tinha fé em Deus.

Existe uma história que diz o seguinte: Uma menina subiu ao segundo andar de um prédio. Seu pai ficou na praça. De repente, irrompeu um incêndio. A fumaça escureceu tudo. Da janela a menina gritou: "Papai socorro! " O pai se pôs embaixo da janela e gritou: "Filha, salte! Eu pego você!"A menina respondeu: "Papai, eu não estou vendo você! E o pai respondeu: "Mas eu estou vendo você!" Então a menina saltou e foi salva.

Fé, meus irmãos e irmãs, é uma das respostas. Fé não porque temos motivos lógicos, provas, ou porque estamos vendo que é possível. Fé não precisa de comprovação, fé não é científica. Sabe como podemos vencer os gigantes da vida? Em primeiro lugar, precisamos ter fé em Deus.

Assim como esta menina, assim como Davi, precisamos ter fé em Deus para vencer os gigantes problemas da nossa vida. Eu não sei qual é o seu gigante, mas sei de uma coisa: Você precisa ter fé em Deus para vencer esse gigante! Ter fé é esperar mesmo contra a esperança, como o apóstolo Paulo disse que Abraão creu.

Portanto irmãos e irmãs, Deus hoje está lhe falando que para você vencer os gigantes da vida, para você enfrentar as gigantes dificuldades que aparecem na sua vida, é preciso crer, é preciso ter fé nEle, em Deus.

Assim como Davi, tenha fé em Deus e enfrente o gigante da sua vida. Ah! Pastor, este problema é muito grande, não posso suportar. Saiba de uma coisa, meu irmão e irmã, creia em Deus, creia que Ele lhe livrará, lhe dará a vitória sobre este problema.

2) Escolhendo as melhores armas. v.38-40

Continuando a história da guerra entre o povo de Israel e os filisteus. Vemos que Davi é enviado por Saul, rei do povo de Israel, para se preparar para a guerrear. Quando vamos para uma guerra, quando estamos nos preparando para uma guerra, o que vamos fazemos?

Sim, vamos primeiro, antes de guerrear, escolher as armas com as quais vamos lutar, não é verdade? E foi justamente isto que aconteceu com o homem de fé Davi. Leia por favor os vv. 38-40.

Saul coloca em Davi as melhores armas de sua época para guerrear contra o gigante Golias. Armadura, capacete, espada etc.... No entanto, o pequeno Davi, que nunca tinha guerreado numa guerra como aquela, nunca tinha usado aquele aparato tudo, não conseguiu nem andar. Vai, tira tudo aquele aparato e sai para escolher, ele mesmo, guiado por Deus, as suas armas.

Será que é assim que fazemos em nossa vida? Será que a maioria das vezes não agimos como Saul agiu? Ou seja, será que diante dos gigantes da nossa vida, nós procuramos as armas que o mundo fornece? Será que diante dos gigantes da vida, nós não fazemos as simpatias, procuramos pessoas que tem poder para nos ajudar, procuramos resolver com as nossas forças. Será que não tentamos dar o jeitinho brasileiro para resolver o problema?

É justamente por isso, que Deus hoje está nos ensinando a vencer os gigantes da vida. Pois através da orientação de Deus, nós não vamos fazer como Saul, mas sim, como Davi, que escolheu as melhores armas. Davi, abandonou todo aquele aparato, pegou o seu cajado, cinco pedras escolhidas por ele mesmo, sua funda e foi para a guerra.

Assim, além de ter fé em Deus, sabe como podemos vencer os gigantes da vida? Escolhendo as melhores armas. Porém, talvez você esteja perguntando assim: Está bom pastor, mas já que as melhores armas não são aquelas oferecidas pelo mundo, pela sociedade na qual vivemos, quais são as melhores armas?

Vamos ver o que Deus mesmo diz sobre isto, abra em Efésios 6,10-18. As melhores armas são o aparato que Deus mesmo fornece para o seu povo. E deste maravilhoso texto, eu gostaria de ressaltar algumas expressões que são as armas para vencermos os gigantes da vida: Ser verdadeiro, não é possível viver com mentiras. Fazer justiça e paz, ou seja, não ser briguento, tentar fazer e promover a justiça de Deus. Saber que a salvação vem de Deus através de Jesus, que aqueles que crêem em Jesus como seu salvador, mesmo morrendo viverão.

Tendo a Bíblia como regra de fé e prática, vivendo em conformidade com a Palavra de Deus e não com que achamos certo ou que a sociedade diz que é o certo. Orando e suplicando a Deus. Fico impressionado como temos muitas igrejas vazias no dia da reunião de oração. Como vencer os gigantes da vida quando não oramos, quando não vamos à igreja orar? Vigiando na perseverança. Vigiar na perseverança é não desistir, não esmorecer, não desanimar, mas ficar firme, resistir e permanecer na fé.

Meus irmãos e irmãs, é preciso escolher as melhores armas para vencer os gigantes da vida. E as melhores armas são aquelas oferecidas por Deus e não pela sociedade ou pelo mundo. É preciso vestir, ser revestido da armadura de Deus. E você, quais as armas tem escolhido para lutar contra os gigantes da vida?

Portanto, como podemos vencer os gigantes da vida? Tendo fé em Deus, como vimos anteriormente, mas também, escolhendo as melhores armas, as armas fornecidas pelo próprio Deus.

3) Com Deus. v.45-47

Davi, então, tem fé em Deus e escolhe as melhores armas para lutar contra o gigante Golias. Depois disto, ele vai para a guerra. Quando Golias se coloca, como vinha fazendo a dias, diante do povo de Israel, Davi surgi das fileiras dos guerreiros de Israel e se prontifica para lutar com Golias.

Golias quando vê Davi, se sente ofendido, pois Davi não era um guerreiro, não parecia um guerreiro. Golias assim, afronta mais uma vez ao povo, ao Deus de Israel e ao próprio Davi.

No entanto, Davi não se intimida, pois é um homem de fé e escolheu as melhores armas e fala com Golias no mesmo tom que ele falou, vamos ler os vv. 45-47.

É interessante ressaltar que Davi fala para Golias algum muito importante. Ele não está sozinho, ele vai à guerra com Golias em nome do Senhor, ou seja, com o próprio Deus. Davi não estava sozinho naquela guerra, pois o Senhor, que é o Senhor da guerra, estava com ele.

E isto é muito importante estar em nossas mentes. Nós não estamos mais sozinhos, pois Deus está conosco. A maior prova do amor, da presença de Deus conosco, foi enviar Jesus para morrer por nós. É isto o que o próprio Jesus nos afirma em Mt 28,20b. Jesus nos garante que estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Logo, em todos os momentos, em todas as guerras, em todas as pelejas, que enfrentamos, Jesus está conosco. Mesmo quando aparece um gigante em nossas vidas, Jesus está conosco. É por isso, que eu gostaria de dizer, respondendo a pergunta: Como podemos vencer os gigantes da vida? Afirmando que é com Jesus, com Deus. Com Deus nós fazemos proezas, como diz a música, com Deus, com Jesus, podemos vencer os gigantes da vida.

Todavia, talvez você esteja se questionando: Mas pastor, como posso ter a certeza de que Deus está comigo se eu não posso vê-lo? Isto me faz lembrar de uma história.

Um Imperador disse ao rabino Yeoschoua ben Hanania:

- Eu gostaria muito de ver o vosso Deus.

- É impossível - respondeu o rabino.

- Impossível? Então, como posso confiar minha vida a alguém que não posso ver?

- Mostre-me o bolso onde tem guardado o amor por sua mulher. E deixa-me pesá-lo para ver se é grande.

- Não seja tolo. Ninguém pode guardar o amor no bolso - respondeu o imperador.

- O sol é apenas uma das obras que o Senhor colocou no universo e, no entanto, você não pode olhá-lo diretamente. Tampouco pode ver o amor, mas sabe que é capaz de apaixonar-se por uma mulher e confiar sua vida a ela. Não lhe parece evidente que existem certas coisas em que confiamos sem ver.

Nós não vemos a Deus, pois Deus é espírito. Porém, com todos aqueles que são de Deus, aqueles que confessam que Jesus é o seu salvador e são membros atuantes da igreja de Cristo, estes estão com Deus. Jesus fala, como já vimos aos seus discípulos, que estará com eles.

Portanto irmãos e irmãs, vencemos os gigantes da vida com Deus, porque Deus está conosco, porque Jesus está vivendo todas as nossas dificuldades junto de nós, ele não nos abandona. Existem gigantes a enfrentar que ninguém pode estar conosco, existem problemas que por mais que nossos amigos, familiares e outras pessoas, queiram estar conosco, eles não podem. Entretanto, em todos, eu disse, todos, os problemas podemos ir enfrentá-los com a presença, com a ajuda, de Deus, pois Jesus está ao nosso lado.

Conclusão

Concluindo, Davi venceu o gigante Golias. Como ele venceu? Ele venceu tendo fé em Deus, escolhendo as melhores armas e tendo a presença de Deus com ele. E é assim que nós também podemos vencer os gigantes de nossa vida.

Rev. Marcio Tenponi Pacheco

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros