As Igrejas Cristãs de forma geral, e especialmente as Reformadas, afirmam que a Palavra de Deus é o centro do culto. No entanto, infelizmente não é isso o que temos visto, pois a Palavra de Deus no culto não se manifesta apenas no âmbito da pregação, mas também quando participamos dos sacramentos, como diria Agostinho, o sacramento é a palavra que pode ser vista.
Destarte, nós deveríamos valorizar os sacramentos muito mais do que fazemos, começando por apreender o que está em jogo quando temos a alegria de participar dos santos sacramentos. Por isso, faço aqui um resumo de um estudo que dei na Igreja sobre os sacramentos. Comecemos então, com a precípua questão:
O que é um Sacramento?
Sacramento segundo a Confissão de Fé de Westminster:
Os sacramentos são santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nele, bem como para fazer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e solenemente obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a sua palavra.
Sacramento segundo o Catecismo Maior de Westminster, pergunta 162:
Um sacramento é uma santa ordenança instituída por Cristo em sua Igreja, para significar, selar e conferir àqueles que estão em pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo, para os fortalecer e lhes aumentar a fé em todas as mais graças, e os obrigar à obediência, para testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns para com os outros, e para distingui-los dos que estão fora.
A partir destas definições bilbico-teológicas, podemos ressaltar a finalidade do sacramento:
" significar ... para os que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo ";
" selar ... para os que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo ";
" conferir ... para os que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo ";
" são sinais ... do pacto da graça ... para representar Cristo e Seus benefícios “;
Marcar .... “diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo”;
União ... “os que participam... deste sacramento, também recebem intimamente, pela fé, a Cristo Crucificado e todos os benefícios de Sua morte e nele se alimentam... real, verdadeira e espiritualmente”.
Portanto, se nós tivermos isto em nossas mentes e corações com toda a certeza começaremos a valorizar mais os santos sacramentos e isto mudará muitas coisas em nossas vidas cristãs, a partir do próprio culto.
Que o Senhor abençoe a sua vida.
No Eterno,
Rev. Marcio Tenponi Pacheco
0 comentários:
Postar um comentário